Há 59 anos, The Beatles se apresentava pela última vez

Há exatos 59 anos, em 30 de janeiro de 1969, os Beatles se apresentaram pela última vez num show que ficou marcado na história da música, principalmente pelo local onde foi realizado: no terraço de um prédio de Londres, na Inglaterra.

Foi a primeira vez que a banda se reuniu para um show ao vivo, desde a última turnê nos Estados Unidos, em 1966. As gravações ficaram sob a direção do cineasta norte-americano Michael Lindsay-Hogg. As câmeras foram posicionadas no terraço do edifício da gravadora e em outro prédio próximo. Algumas foram colocadas na rua. E havia uma câmera escondida para registrar a reação do público.

Para compor o projeto, os Beatles convidaram o tecladista Billy Preston. O frio que fazia naquele dia de inverno londrino levou John Lennon a pedir emprestado o casaco de Yoko Ono. Já o baterista Ringo Starr usou a capa de chuva vermelha de sua esposa Maureen Starkey.

O tumulto causado no local acabou levando a polícia a interromper o show. Em uma entrevista publicada no periódico Daily Mail, o policial aposentado Ray Shayler disse que era possível ouvir o som da delegacia que ficava a cerca de 150 metros da sede da banda. E, depois que a apresentação acabou, Paul pediu desculpas e Ringo fez uma brincadeira pedindo pra não ser algemado.

Um mês depois do anúncio do fim da banda, em maio de 1970, foram lançados o álbum e o documentário intitulados “Let it Be”. Em 2021, um novo filme, com imagens inéditas do terraço, chegou a uma plataforma de streaming com o título “The Beatles: Get Back”.

Categoria:Rockeiros (histórias, curiosidades, fofócas e tretas do mundo do rock)

Deixe seu Comentário